terça-feira, 20 de novembro de 2007

Tipos de processo seletivo

Como uma alternativa ao vestibular, a cada ano, mais instituições aderem a novas formas de processos seletivos, o que tem feito o número de egressos e inscritos em faculdades do país aumentar bastante. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 1998, a cada 1000 alunos que se inscreviam para disputar vagas nas universidades brasileiras, 13 buscavam formas diferentes do vestibular. Em 2002 eram 70, o que representa um aumento de 438%. O mesmo aconteceu com a oferta das Universidades: em 1998, 180 instituições ofereciam sistemas alternativos ao vestibular (18,5% do total de estabelecimentos de ensino universitário na época), já em 2002 eram 387 instituições (23,6% do total registrado naquele ano).
Para você ficar ligado, aqui estão os tipos de processo seletivo existentes em nosso país:

Vestibular Tradicional


Normalmente a prova, que pode ser teste ou dissertativa, tem duas fases: na primeira são avaliados os conhecimentos gerais do ensino médio e a segunda pede conhecimentos mais específicos e um pouco mais profundos da carreira escolhida. Geralmente também é constituída por uma prova de elaboração de texto (redação)


Se liga! A segunda fase é crucial! Nela você enfrentará os candidatos mais bem preparados, é a fase classificatória!


Algumas faculdades que utilizam este método: USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Enem


Não confunda com neném! O Exame Nacional do Ensino Médio é um exame anual, composto de uma prova com 63 questões de múltipla escolha e uma redação. Foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio do Brasil.
Algumas universidades destinam algumas vagas para aqueles que mandam bem no exame! Mas a grande maioria delas soma a nota do Enem à nota geral do vestibular, dando um empurrãozinho a mais para conquistar a tão sonhada vaga na faculdade.
Inscrições: www.inep.gov.br/enem ou em qualquer agência dos correios.


Se liga! Se você foi mal no Enem, você pode prestar de novo no ano seguinte e, quem sabe, aumentar sua nota!


Algumas faculdades que utilizam este método: USP, Unesp, Unicamp, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Faculdade Unificada de Foz do Iguaçu (Unifoz), PUC-PR, PUC-RJ, Universidade Grande Rio (Unigran­rio), Universidade de Alfenas (Unifenas), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Na UniABC, aqueles que somaram 41 pontos ou mais no Enem tem ingresso garantido!

Avaliação Seriada

A Universidade de Brasília (UnB) criou esse método em 1996. No primeiro ano do ensino médio você deve inscrever-se na universidade de sua escolha e será avaliado ano a ano com o conteúdo cumulativo. As notas são somadas e, se você mandar bem, tem vaga garantida para o curso escolhido.


Se liga! A grande vantagem é que o conhecimento é analisado aos poucos e você tem a chance de correr atrás se for mal em uma das três provas!


Algumas faculdades que utilizam este método: Faap, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Fede­ral de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Análise do Currículo e do Histórico Escolar


São avaliadas as notas durante os três anos de ensino médio e também o currículo do candidato. A grande maioria das instituições que adotam este método, utilizam-no apenas para vagas remanescentes ou para candidatos que já possuem diploma superior.


Se liga! Você terá que tirar ótimas notas para ingressar via análise do histórico. Cursos de outros idiomas e computação contam pontos extras!


Algumas faculdades que utilizam este método: CBM (RJ), Fasm (SP), Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Umesp (SP), UnC (SC).

Prova de Aptidão


Em geral, cursos como Música, Desenho Industrial, Artes Plásticas, Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Dança, Cinema e Edu­cação Física costumam ter esse tipo de seleção, em que o candidato tem que demonstrar possuir habilidades específicas.


Se liga! Essas avaliações geralmente têm peso importante no total da avaliação do vestibular e saber apenas as matérias do ensino médio, neste caso, não é suficiente!

http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/formas_acesso.stm

Nenhum comentário: