quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Surge novo distúrbio alimentar

Pessoas muito preocupadas com a ingestão de alimentos que possam fazer mal a saúde podem desenvolver a chamada ortorexia nervosa.

A doença se caracteriza pela procura excessiva de alimentos saudáveis e pela total exlusão de tudo aquilo que possa causar algum dano ao organismo.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho, o distúrbio assemelha-se a um transtorno obssessivo compulsivo (TOC), doença na qual as pessoas têm idéias e manias absurdas mas inevitáveis, relacionado à comida.

Quem sofre desse distúrbio não só se preocupa com o que ingere como também com o que as pessoas que estão a sua volta comem. Assim tentam influenciá-las e, em casos extremos, preferem se isolar socialmente, e freqüentar lugares que atendam a sua demanda obssessiva por alimentos saudáveis.

Os jovens, atualmente, estão cada vez mais imersos no mundo das aparências, sentindo- se impulsionados a fazer qualquer procedimento para alcançar o corpo perfeito. Muitos exageram na academia, outros tomam anabolizantes e outros recorrem as plásticas. Mas o que mais preocupa são os distúrbios alimentares relacionados a busca pelo padrão de beleza ou consequências do estresse e depressão.

A anorexia nervosa e a bulimia dispararam entre jovens, e até mesmo crianças, nos últimos anos. Com o surgimento da ortorexia os jovens adultos e os adultos farão parte dessas estatísticas, mas não por causa da anorexia e bulimia, e sim da ortorexia. O caminho para uma vida saudável fica então cada vez mais difícil, fazendo com que a melhor opção seja seguir o caminho do meio termo e não exagerar nem nos abusos e nem nos cuidados. Nossa dica para os jovens é essa: cuidem-se, mas sem neuras e obssessões!

Nenhum comentário: