quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Tô velhinho mas tô na moda!!!

Se em 1908, ao inaugurar a empresa de calçados Converse, o sr. Marquis M. Converse pudesse dar uma espiadinha no futuro ele certamente ficaria estupefato!

A febre começou em 1917, quando a Converse lançou uma linha de calçados para esportes, inclusive um especial para basquete. Em 1918, o jogador Chuck Taylor aliou-se à marca fazendo algumas modificações para que o tênis se adequasse melhor às necessidades de tal esporte e, em 1923 foi lançado o Converse All Star Chuck Taylor que virou unanimidade entre todos os jogadores de basquete, profissionais ou não. Mais de 100.000.000 espectadores assistiam aos jogos da NBA e o All Star Chuck Taylor tornou-se o calçado número 1 nos EUA.

No Brasil a moda pegou na década de 80. Durante os anos 90 deu uma esfriadinha e, agora, é artigo obrigatório nos pés dos mais linkados! Mesmo aqueles que não são muito fãs ou possuem um par ou já possuíram.

Perguntei para alguns jovens o porquê deste renascimento da febre “conversiniana” que vivemos. As respostas foram as mais variadas: para Marcelo Lopes Junior muitos usam para “pagar uma de roqueiro”; Pryscilla Zwing diz que”ele combina com tudo!!”; já Hans Wendell diz que o dono do tênis pode “deixar do jeito que quer.... pinta.. escreve... dá uma tunada no All Star!!!” e Rebeca Selpis fecha com chave de ouro: “eu não acho que está na moda...o Nike está na moda..All Star é uma coisa que todo mundo tem ou já teve..não é moda..é como calça jeans...é necessário..é tradicional..é personalidade urbana...All Star é demais!”

Não poderia deixar de perguntar também aos mais velhos, aqueles que viveram a explosão de 80, o casal Marcelo e Regina Araujo acredita que tal calçado “ é um clássico, e vivemos um revival de clássicos. A grande sacada é que a All Star soube se modernizar sem perder a essência.”

Cá estamos quase 100 anos depois o tênis é um dos mais vendidos do mundo! Está no pé de todas as turmas e tribos: roqueiros e emos, certinhos e descolados, clássicos e moderninhos, patricinhas e grunges, desconhecidos e celebridades, casados e solteiros e por aí vai...Acredite, a lista não é pequena! A Converse já comercializou mais de um bilhão de pares Converse All Star Chuck Taylor em 144 países.


E eu caro leitor, não fiquei de fora dessa, desde os 3 anos de idade eu tenho um Converse no pé (sim, eu vivi a explosão de 80), a marca me acompanha em cada momento da vida! Concordo com a Rebeca, All Star é necessário, não troco os meus por nenhum Nike...nem na hora do “sim”!

Nenhum comentário: