Grandes nomes da literatura, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Eça de Queiroz e Gil Vicente são freqüentemente vistos nas listas dos vestibulares. No entanto, a maioria dos vestibulandos tem apelado ao resumo para fugir dos “livros chatos”. Ao fazer isso, eles perdem em muitos aspectos.
O primeiro deles, e talvez o mais importante, é que o vestibulando perde a oportunidade de aprimorar sua ortografia e perde alguns pontos importantes em sua redação, pois, com as leituras, ele aprenderia novas palavras e absorveria novas técnicas e métodos de escrita. Outro, é que ele tem mais dificuldade de se aprofundar na área da literatura, e, portanto, tem mais dificuldade para compreender os movimentos literários que estuda. Por exemplo, ao deixar de ler as peças de Gil Vicente, deixa também de conhecer um livro que o ajudaria a entender o movimento humanista ocorrido, principalmente, em Portugal. Além disso, a leitura, não só de obras literárias, mas também de jornais e revistas é fundamental para o sucesso no vestibular, pois só com esse tipo de leituras o vestibulando consegue entender o processo político atual do Brasil e as principais atualidades de todo o mundo.
Para os vestibulandos interessados, segue o link de uma matéria do site Mundo Vestibular que ensina como fazer suas leituras renderem mais:
Leia mais sobre a importância da leitura : http://www.vestibular1.com.br/novidades/artigo5.htm
2 comentários:
eitaaaa, o blog fiko bomm heinn? comedia d+ essa tirinha uhauahauh, ah e soh pra entrar no clima do blog o livro q eu to lendo agora eh administracao de marketing, mto bom por sinal auehaueh
eh issso aeee Pedrao, o blog tah show
falowsss abracao
Postar um comentário